Artigos

Cirurgia de escoliose: Correção de desvio na coluna

cirurgia-de-escoliose

O que é e onde fazer o procedimento corretivo em crianças e adolescentes com desvio na coluna.

A cirurgia de escoliose vem sendo realizada há muitas décadas e o avanço das tecnologias e o aperfeiçoamento dos especialistas tornou esse procedimento ainda mais seguro e efetivo para corrigir o desvio na coluna provocado por uma ou mais curvas da escoliose.

O tipo mais comum de escoliose é a idiopática, cuja origem é indeterminada e que não está associada a outras patologias ou anormalidades.

As meninas adolescentes são as vítimas mais comuns deste tipo de curva anormal da coluna que se caracteriza por um desvio lateral no plano frontal maior do que 10°.

Desvio na Coluna e Alterações Posturais

Uma assimetria visível na postura é um dos sinais mais claros de escoliose. Geralmente há um desalinhamento de ombros e/ou quadris, alterações das costelas, entre outras alterações visíveis na postura. É comum os pais ou familiares perceberem alterações na postura ou até mesmo no caminhar da criança ou adolescente com escoliose. Muitas vezes percebem uma assimetria ou elevação nas costas que piora ao longo do tempo. 

Indicação para cirurgia de escoliose

Em qual de escoliose a cirurgia é indicada?

Muitos casos não precisam de tratamento cirúrgico, apenas um acompanhamento médico da evolução do quadro. Alguns pacientes em casos selecionados podem se beneficiar de coletes ou órteses que retardam a evolução do desvio da coluna. 

Porém, curvaturas maiores que 40° ou que progridem rapidamente durante a supervisão do especialista são candidatas a um tratamento cirúrgico e devem ser referidas ao cirurgião especialista de coluna.

Para estes casos uma das vantagens, além da própria redução da curvatura e alteração estética, está a prevenção de problemas cardiorrespiratórios e neurológicos (que podem estar presentes em casos mais graves, como em alguns pacientes com escoliose neuromuscular ou congênita com desvios acentuados). 

Avaliação pré-cirúrgica

O cirurgião deverá avaliar diversos parâmetros clínicos e radiológicos, como a idade do paciente, o grau de desenvolvimento puberal (no caso das meninas, se já houve a primeira menstruação) e o desenvolvimento ósseo, o tipo de escoliose, a angulação das curvas, bem como a velocidade de progressão angular das curvas. 

Informação sobre histórico familiar individual e a solicitação de exames complementares, de sangue e de imagem podem ser feitos para melhor avaliar a condição do paciente e certificar a equipe de cirurgia com as informações necessárias para um procedimento de excelência.

A intervenção cirúrgica

O intuito da cirurgia de escoliose é promover correção do desvio angular da coluna e estabilizar o segmento operado. 

Durante o procedimento, são utilizados implantes como  hastes e parafusos para a estabilização da coluna, bem como podem ser utilizados enxertos para promover a artrodese ou fusão do segmento operado da coluna. Podem ainda serem realizadas as osteotomias (ressecções de partes das vértebras) para uma melhor correção da curva. 

A cirurgia é realizada com monitorização neurológica, de modo a minimizar os riscos de lesões neurológicas durante o procedimento. 

Na maioria das vezes não é preciso a realização de outros procedimentos cirúrgicos após a artrodese da coluna.

Cirurgia em crianças

Em crianças pequenas, principalmente nos casos de escoliose congênita, pode ser realizada a cirurgia com uso da instrumentação para impedir que a curva da coluna piore durante seu crescimento.

Após a operação, é preciso um acompanhamento periódico do cirurgião de coluna, sendo que pode ser necessário um ajuste ou alongamento das hastes utilizadas no procedimento cirúrgico para permitir o crescimento da da coluna e evitar a restrição do tórax.

 

Cirurgia em adolescentes e jovens

Adolescentes e jovens adultos podem ser submetidos à fusão espinhal para corrigir a escoliose.

Como mencionamos brevemente acima, esta é uma intervenção cirúrgica em que a coluna vertebral é alinhada e estabilizada com o uso de instrumentação, junto com enxertos de ossos.

Pós-operatório da cirurgia de escoliose

Como é a recuperação de uma cirurgia de escoliose?

A maioria das pessoas fica cerca de três dias em observação após a cirurgia e pode voltar para sua rotina normal depois de algumas semanas.

A prática de esportes pode ser reintroduzida após alguns meses, sempre sob avaliação do cirurgião de coluna e supervisão de profissionais habilitados. Com o avanço das técnicas cirúrgicas, o retorno às atividades e o ganho de funcionalidade após a cirurgia tem se dado de modo cada vez mais precoce e tranquilo. 

 

Riscos da cirurgia

Quais são os riscos de uma cirurgia de escoliose?

Como qualquer operação, a cirurgia da coluna apresenta alguns riscos, mesmo que infrequentes e raros.

Alguns dos principais riscos incluem sangramento; infecção da ferida; falha de fixação dos implantes, que podem requerer uma cirurgia adicional para sua correção; e, raramente, pode haver danos aos nervos da coluna.

Onde posso fazer a cirurgia de escoliose?

A cirurgia de escoliose já está estabelecida na comunidade médica especializada há décadas e sempre conta com aperfeiçoamentos.

Muitos especialistas vêm se aprimorando nas técnicas cirúrgicas necessárias para a correção da coluna.

Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar de uma intervenção cirúrgica para correção do desvio típico da escoliose.

Agende sua avaliação médica conosco e verifique os tratamentos para escoliose e outros problemas da coluna.

Últimos Artigos

Discectomia: como funciona a Discectomia Endoscópica?

Guia de tratamentos para Artrose Cervical

Abaulamento Discal: 10 sinais de alerta que pioram com a idade

Dr. Kelsen Teixeira - Cirurgião de Coluna
Agende sua Consulta
Indaiatuba Hospital

(19) 3392-7524


Hospital Samaritano Higienópolis

(11) 3821-5300


Centro Médico São Luiz - Anália Franco

(11) 3003-3230


Clínica Atualli Spine Care
(11) 3567-4299

+55 (11) 94375-6328

© Todos os Direitos reservados - Dr. Kelsen Teixeira - Cirurgião de Coluna
Responsável Médico: Dr. Kelsen Teixeira CRM: 187.587 | CRM-DF: 19.099

Site desenvolvido e otimizado por Glogs - Agência Digital