Artigos

Cifose: Entenda o que é e como tratar a sua coluna

cifose

A cifose é uma curvatura da coluna para frente, naturalmente presente no segmento torácico. Quando aumentada, pode causar dor e outros problemas.

A leve curva para a frente na coluna torácica é chamada de cifose e é natural que todos nós a tenhamos.

Porém, essa curvatura pode se tornar acentuada e causar problemas posturais e dor.

Exceto por curvatura anormal ou arqueamento das costas, a cifose às vezes não causa sintomas. No entanto, em alguns casos, essa situação pode levar a dor nas costas e rigidez, sensibilidade na coluna e cansaço.

Um especialista em coluna pode ajudar você a descobrir causas e tratamentos mais adequados para seu desvio de coluna.

banner agendar consulta

Identificando a cifose

Cifose onde se localiza?

A cifose é identificada como uma curva para frente na altura do tórax, na coluna torácica.

A curva normal da cifose está entre 20 e 45 graus, valores acima dessa angulação são considerados anormais e, quando maiores que 70 graus, podem causar sintomas mais intensos e alterações posturais e musculoesqueléticas importantes.

Essa anormalidade pode comprometer o movimento e função não só da nossa coluna mas também de outros órgãos e sistemas do nosso corpo.

Veremos algumas das causas mais comuns para uma cifose problemática.

O que é hipercifose?

Como falado, a hipercifose ocorre quando a curvatura da coluna torácica está aumentada, gerando uma postura inadequada com sobrecarga das estruturas da coluna e musculatura.

Suas causas podem ser congênitas ou comportamentais e ambientais: em crianças e, especialmente em adolescentes a postura e a maneira que se levanta e sustenta objetos pesados pode forçar a estrutura espinal prejudicialmente causando a cifose. A cifose postural está intimamente relacionada a longos períodos de permanência em posturas viciosas (por exemplo, durante o uso de computadores e aparelhos eletrônicos). O uso de mochilas pesadas, má postura e maus hábitos relacionados ao uso de objetos pesados e ações corriqueiras também podem acarretar prejuízos na postura.

Uma má formação das vértebras desde a gestação também pode provocar uma hipercifose.

Além disso, a cifose pode estar relacionada à idade. Quando isso acontece é frequentemente devido à fraqueza nos ossos da coluna vertebral e desgaste das estruturas da coluna, que os fazem achatar perder altura, juntamente com os discos intervertebrais. Esse tipo de cifose é mais comum em mulheres.

Esse quadro associado à idade também está relacionado à osteoporose, que enfraquece os ossos comprometendo todo o sistema esquelético. Em casos mais graves, podem ocorrer fraturas vertebrais espontâneas ou após traumas de baixa energia (fraturas patológicas), levando então ao aumento da cifose no segmento afetado da coluna.

banner agendar consulta

Cifose de Scheuermann

A cifose de Scheuermann é a causa mais comum de hipercifose torácica ou toracolombar de origem não postural (estruturada) em adolescentes, afetando entre 1 a 8% da população geral. Trabalhos demonstram que é uma condição frequentemente associada à escoliose (aproximadamente um terço dos casos) e alguns estudos demonstram predominância no sexo masculino.

Sua causa ainda não é bem determinada, mas fatores genéticos e mecânicos estão relacionados à sua etiologia. O diagnóstico pode ser tardio, pois muitas vezes se associa a hipercifose apenas à má postura. Os pacientes podem ter dor em estágios mais tardios, piorada com atividade física.

Nos exames de imagem podem ser observadas alterações como acunhamento anterior dos corpos vertebrais, irregularidades nas placas terminais das vértebras, nódulos vertebrais (nódulos de Scmorl), diminuição do espaço intervertebral, além do aumento da cifose acima de 45 graus.

Casos com angulação mais acentuada (acima de 75 graus), acunhamento das vértebras maior que 10 graus e com maturidade esquelética não se resolvem com com tratamento conservador como exercícios posturais e uso de órteses e, via de regra, se indica tratamento cirúrgico para estes casos.

Cifose Congênita

A cifose congênita ocorre devido a alterações vertebrais no período intrauterino, devido à uma vascularização inadequada das vértebras durante o período fetal. Podem estar presentes defeitos na formação, divisão (segmentação) ou mistos nas vértebras.

É um tipo de cifose que pode progredir rapidamente, principalmente durante o período de estirão de crescimento pode estar associada a malformaÇões em outros órgãos e sistemas.

O uso de coletes nesses pacientes não é eficaz e as deformidades progressivas devem ser tratadas com cirurgia.

O que a cifose pode causar?

Com certeza a primeira consequência notável da cifose é a aparência de corcunda que caracteriza essa curvatura, afetando cabeça, ombros e tórax, que ficam inclinados para frente no plano sagital.

A cifose pode causar problemas digestivos e respiratórios porque afeta o espaço interno do corpo, comprimindo e afetando órgãos do sistema respiratório e digestório, em particular.

A cifose está relacionada ao enfraquecimento dos músculos das costas e à dificuldade de realizar tarefas cotidianas como caminhar e se levantar de uma cadeira. A curvatura acentuada da coluna também pode dificultar a elevação da cabeça, dirigir e causar dor quando você se deitar.

Além disso, a autoimagem atípica pode ser fonte de preocupação especialmente em pacientes mais jovens.

Um especialista em coluna é o profissional indicado para confirmar qualquer hipótese e esclarecer seus sintomas.

Diagnóstico e Tratamento de cifose

É recomendado buscar avaliação médica assim que se note os sintomas de uma curva acentuada na coluna de crianças e adolescentes, pois o tratamento precoce é o melhor remédio para a cifose, sobretudo quando o problema é causado por má postura.

Em outros casos, como na cifose congênita, é necessário cuidado redobrado pois o quadro pode evoluir de forma mais rápida e acentuada.

O especialista em coluna fará uma avaliação individualizada levando em conta idade do paciente, grau de deformidade da cifose, histórico pessoal, dor e outros prejuízos para cada pessoa.

Além da avaliação clínica e exame físico, exames de imagem podem ser solicitados pelo seu especialista de coluna para se certificar do diagnóstico de cifose.

Para manejo da dor o médico pode receitar analgésicos.

Que médico devo procurar para tratar a cifose?

O médico especialista em cifose é o ortopedista especialista em coluna.

Caso você tenha algum sintoma relacionado a cifose como dor, incômodo postural/muscular ou sentir que não consegue mais realizar tarefas cotidianas por conta de algum problema na coluna é hora de buscar ajuda.

O atendimento profissional que um ortopedista especializado em coluna pode fornecer é insubstituível, portanto agende agora sua avaliação e dê o primeiro passo para sua recuperação.

Últimos Artigos

Discectomia: como funciona a Discectomia Endoscópica?

Guia de tratamentos para Artrose Cervical

Abaulamento Discal: 10 sinais de alerta que pioram com a idade

Dr. Kelsen Teixeira - Cirurgião de Coluna
Agende sua Consulta
Indaiatuba Hospital

(19) 3392-7524


Hospital Samaritano Higienópolis

(11) 3821-5300


Centro Médico São Luiz - Anália Franco

(11) 3003-3230


Clínica Atualli Spine Care
(11) 3567-4299

+55 (11) 94375-6328

© Todos os Direitos reservados - Dr. Kelsen Teixeira - Cirurgião de Coluna
Responsável Médico: Dr. Kelsen Teixeira CRM: 187.587 | CRM-DF: 19.099

Site desenvolvido e otimizado por Glogs - Agência Digital