Lordose: O que é e quais as diferenças entre cifose e escoliose?
Você já deve ter ouvido ao menos um dos termos lordose, cifose ou escoliose. Mas o que significam e quais relações entre eles e a sua coluna? Vamos descobrir mais sobre eles e em quais casos é preciso consultar um especialista de coluna.
Os diversos segmentos da coluna (cervical, torácico e lombar) possuem curvaturas fisiológicas chamadas: lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar. Quando estas curvas estão aumentadas ou diminuídas além do limite considerado normal, o paciente pode ter dor e outros problemas na coluna.
O que é Lordose?
A lordose é o nome dado às curvaturas normais da coluna, curvas cervical e lombar.
Os desvios normais ficam mais aparentes quando se observa a coluna lateralmente. Como falado, pacientes com aumento da lordose (hiperlordose) ou sua diminuição (retificação da lordose cervical ou lombar) podem ter sobrecarga da musculatura e dores nas costas.
Escoliose e Cifose
A cifose é a curvatura da coluna vista de lado na pessoa no segmento da coluna torácica. Uma cifose torácica entre 20 e 50 graus é considerada normal. Pacientes que possuem um aumento da cifose torácica podem ter problemas posturais (cifose postural, muito comum em adolescentes) ou estruturais da coluna (cifose de Scheuermann).
Por outro lado, a escoliose é a denominação de um desvio anormal da coluna no plano lateral maior do que 10 graus e pode ocorrer em qualquer segmento da coluna.
Na escoliose podemos ter a formação da gibosidade vertebral (corcunda) na região toráxica. Como as mudanças na coluna ocorrem gradualmente, a escoliose pode passar despercebida até que a curva se torne bem aparente.
Vamos ver mais alguns detalhes sobre essas condições e quando é preciso consultar um especialista de coluna.
Diagnóstico médico
Qual é a curvatura normal da coluna vertebral?
Para que a coluna funcione corretamente, é necessária uma angulação precisa ou curvatura dentro de faixas aceitáveis. Curvaturas fora do gradiente normal levam a problemas que causam sobrecarga na coluna e na musculatura.
Para uma avaliação médica seu especialista em coluna utilizará medidas padrão para aferir visualmente se há alguma curvatura que representa problema potencial ou se já demanda intervenção médica.
Existem duas curvas lordóticas (da lordose): uma no pescoço (cervical) e outra na parte inferior das costas (lombar). Mas há somente uma curva cifótica, localizada na parte superior e média das costas (coluna torácica).
O aumento da curvatura da cifose, é conhecido como corcunda, também chamado de “dorso curvo”, e começa a se formar na infância.
As curvas lordóticas típicas da cervical medem 20-40 graus, enquanto a medida da curva lordótica normal média para a região lombar está entre 30 a 79 graus.
Uma medida inferior a 20 graus no pescoço é considerada hipolordótica, enquanto curvas maiores que 40 graus são consideradas hiperlordóticas.
Ambas as curvas, hipolordóticas e hiperlordóticas, são anormais, pois colocam estresse excessivo nas articulações, músculos, ligamentos e discos espinhais.
Sintomas de Alteração na Lordose
Como a coluna com desvios acentuados de sua estrutura acaba estressando sobremaneira músculos e tendões relacionados a ela é possível que a pessoa comece a sentir dores.
Estar acima do peso e possuir musculatura abdominal e do tronco enfraquecida também pode promover mais sensibilidade e dor na coluna para quem tem curvaturas anormais em lordoses e cifose.
Crianças e adolescentes também podem sentir dor nas costas. Na maioria dos casos a evolução é benigna e o acompanhamento médico visa assegurar que não haja consequências para o sistema músculo esquelético no futuro.
A maioria dos indivíduos assintomáticos possui curvatura cervical lordótica que é maior nos homens do que nas mulheres, mas não tem relação com a idade ou sintomas.
Parece haver uma forte relação entre dor lombar e diminuição da curvatura lordótica lombar.
Entre as doenças específicas, a dor lombar por hérnia de disco ou degeneração está diretamente associada à perda de curvatura lordótica lombar.
Como dissemos, a lordose é um desvio normal da coluna, porém dependendo do ângulo da curva pode ser problemática e deve ser acompanhada por um especialista de coluna.
A dor nas costas é um sintoma típico de lordose. A hiperlordose é um desvio acentuado para dentro do corpo, enquanto a hipolordose é a redução da curvatura normal da coluna vertebral.
O que causa escoliose?
As escolioses podem ter diversas origens. Como mencionamos acima, a maioria das escolioses é de origem desconhecida (idiopática) e a maior parte das pessoas atingidas é de crianças e adolescentes.
Temos as escolioses congênitas cujos principais exemplos são as agenesias vertebrais, hemi-vértebras e barras ósseas, constituindo-se em deformidades a partir da concepção, atingindo curvas severas e podendo estar associada a alteraÇões em outros órgãos e sistemas (como sistema renal e cardiovascular).
Nesses casos o tratamento indicado costuma ser cirúrgico e precoce, buscando corrigir a anormalidade óssea a partir do nascimento.
As escolioses neuromusculares são decorrentes de doenças neurológicas (como a paralisia cerebral) ou musculares (como as distrofias musculares). Em geral se apresentam com curvas longas em "C" que tendem a progredir.
Outras causas de escoliose podem ser sequelas de efeitos traumáticos, processos infecciosos, neurofibromatose, as escolioses por doenças endócrinas, entre outras.
O que fazer quando a coluna está torta?
Um exame médico é necessário para confirmar anormalidades em lordoses, cifose e detectar uma escoliose.
Tratamento para Deformidades na Coluna
A avaliação médica cuidadosa é essencial para um diagnóstico preciso e encaminhamento para o tratamento mais eficaz, levando em conta história pessoal, etiologia e comorbidades de qualquer desvio com potencial nocivo.
Dependendo do tipo de problema causado pelo(s) desvio(s) da sua coluna pode haver dor, que pode ser tratada com infiltrações na coluna.
Avaliando o grau do desvio o seu especialista em coluna pode recomendar um tratamento clínico ou cirurgia. O tratamento clínico pode incluir o uso de órteses como um colete para ajudar a corrigir a curvatura.
Como crianças e adolescentes são as maiores vítimas de escolioses por conta do próprio processo de amadurecimento da idade é imprescindível que ao menor sinal de um desvio irregular se busque ajuda profissional.
Os desvios de coluna podem ou não ser maléficos, mas como muitas vezes desvios anormais vão sendo construídos ao longo do tempo é recomendável que ao menor sinal de anormalidade você consulte um especialista para acompanhamento.
Marque sua consulta conosco e receba a melhor avaliação profissional para acabar com suas dúvidas sobre desvios de coluna e receber o tratamento exato para você!