Hérnia Cervical: o que é, sintomas e como prevenir

Os primeiros sinais de uma hérnia cervical podem passar despercebidos. Uma dor não localizada ou uma sensação de formigamento podem ser indicações de que sua coluna cervical está sofrendo. É possível prevenir uma hérnia de disco cervical e ficar atento(a) aos seus sintomas para buscar ajuda médica.
A hérnia de disco cervical geralmente ocorre em adultos com idade entre 30 e 50 anos e os homens têm mais chances de serem afetados do que as mulheres.
Nossa vida sedentária e, especialmente, a rotina da nova realidade da pandemia podem nos forçar a ler celulares com a cabeça baixa e a ficar em cadeiras e sofás por mais tempo do que o recomendável.
Uma das consequências dessa rotina pode ser o desenvolvimento de má postura da cabeça e pescoço que podem colaborar para a formação de uma hérnia cervical.
O que é hérnia cervical
A hérnia de disco cervical se refere a um problema dos discos que protegem as vértebras da coluna cervical.
Esses discos são redondos, como pequenas almofadas, com uma camada externa resistente, chamada de ânulo fibroso, que envolve o núcleo, macio e gelatinoso.
Localizados entre cada uma das vértebras da coluna cervical, os discos atuam como amortecedores para os ossos da nossa coluna.
Uma hérnia de disco cervical ocorre quando parte do núcleo se insinua por meio de uma ruptura no anel.
Este fenômeno pode ocorrer em qualquer parte da coluna e talvez irritar um nervo próximo. Dependendo de onde está a hérnia de disco, pode ocorrer dor, dormência ou fraqueza nos braços.
Os discos onde ocorre a hérnia cervical geralmente estão em um estágio inicial de desgaste (degeneração).
Devido a esse deslocamento, a hérnia de disco cervical pode pressionar a medula espinhal, diminuindo o diâmetro do canal medular ou os nervos que saem da medula (raízes emergentes), frequentemente produzindo dor, que pode ser intensa e sintomas neurológicos. Os sintomas podem variar de muito leves a excruciantes.
A área em que a dor é sentida depende de qual parte da coluna cervical é afetada.
A hérnia de disco pode ocorrer em qualquer parte da coluna vertebral. As hérnias de disco são mais comuns na região lombar (coluna lombar), mas também ocorrem no pescoço (coluna cervical) e na coluna torácica.
O que causa hérnia de disco cervical?
Não está totalmente claro por que algumas pessoas desenvolvem uma hérnia de disco e outras não, nem mesmo quando fazem o mesmo trabalho ou levantam objetos da mesma maneira.
Aquelas que desenvolvem hérnia de disco tendem a ter uma maior fragilidade ou desgaste na parte fibrosa externa do disco.
O material do disco degenera naturalmente com a idade, principalmente a partir dos 40 anos.
À medida que essa degeneração progride, uma tensão relativamente pequena ou movimentos de inadequados repetidos podem acelerar a ruptura de um disco cervical.
Certas pessoas podem ser mais vulneráveis a problemas de disco e, como resultado, podem sofrer hérnia de disco em vários locais ao longo da coluna e em idades mais precoces.
Pesquisas mostram que pode haver uma predisposição para hérnia de disco em famílias com várias pessoas afetadas.
Há outros fatores que tornam a ocorrência deste tipo de lesão muito mais provável de acontecer. Isso inclui um trabalho que envolva falta de postura adequada em trabalhos que forcem o pescoço, sendo reforçadas com tabagismo, obesidade e aumento da idade.
Hérnia de disco cervical, quais os sintomas?
Os sintomas da hérnia de disco cervical variam muito, dependendo da localização da hérnia e das suas dimensões e se o disco está pressionando um nervo. As manifestações geralmente afetam um lado do corpo. Uma porcentagem considerável dos pacientes com hérnia de disco podem ser assintomáticos ou terem apenas dor leve.
Se a hérnia cervical estiver pressionando um nervo pode haver dor, dormência ou fraqueza na área do corpo pelo qual o nervo passa.
Normalmente, uma hérnia de disco é precedida por um episódio de dor ou uma longa história de episódios intermitentes de dor.
Alguns dos sintomas mais relatados por quem possui uma hérnia cervical são:
Dormência ou formigamento nos membros superiores.
Pessoas com hérnia de disco geralmente apresentam dormência radiante ou formigamento na parte do corpo inervada pelos nervos afetados.
Fraqueza ou dificuldade de manter postura adequada.
Os músculos do território dos nervos afetados tendem a enfraquecer. Isso pode fazer você tropeçar ou afetar sua capacidade de sentar corretamente, levantar o queixo, e girar ou mover a cabeça.
Regiões afetadas pelas diferentes hérnias de disco
Hérnia lombar (parte inferior das costas):
Ciática / Radiculopatia (dor e sintomas irradiados para os membros inferiores)
Se a hérnia de disco estiver na região lombar, geralmente os glúteos, quadris, coxas e panturrilhas terão mais dor.
A compressão de um ou mais nervos pode causar dor, queimação, formigamento e dormência, irradiando-se dos quadris para as pernas e para os pés.
Normalmente, um lado (esquerdo ou direito) será afetado. Essa dor geralmente é descrita como intensa, semelhante a um choque. Pode ser mais grave quando se está de pé, andando ou mesmo sentado.
Estender a perna do lado afetado muitas vezes pode piorar a dor. Junto com a dor nas pernas, pode-se sentir dor lombar; entretanto, para ciática aguda, a dor na perna geralmente é pior do que a dor lombar.
Hérnia cervical (pescoço):
a radiculopatia cervical envolve os sintomas de compressão dos nervos no pescoço, que podem incluir dor crônica ou aguda no pescoço ou entre as escápulas, cefaléia (dor de cabeça) e dor que se irradia do braço para a mão ou dedos ou dormência ou formigamento o ombro ou braço.
A dor pode aumentar com certas posições ou movimentos do pescoço.
A radiculopatia cervical é o resultado da compressão e inflamação da raiz nervosa ou proximidades.
Hérnia de disco cervical, como evitar?
Uma hérnia de disco só pode ser prevenida com a adoção de hábitos saudáveis e evitando-se posturas inadequadas, principalmente durante o trabalho. Nessa época de pandemia, as posturas inadequadas durante o trabalho em casa (home office) contribuem para a dor cervical e piora dos sintomas da hérnia de disco. Desse modo, o que você pode fazer é fortalecer a região cervical, articulações e os músculos relacionados, além de observar as indicações ergonômicas para seu trabalho e as que envolvem sua rotina diária.
Temos abaixo algumas indicações para lhe ajudar a prevenir uma hérnia cervical:
Mantenha uma boa postura.
Isso reduz a pressão na cervical e nos discos. Mantenha as costas retas e alinhadas, principalmente quando ficar sentado por longos períodos.
Exercite-se.
O fortalecimento dos músculos do pescoço, tronco e da musculatura como um todo, ajuda a estabilizar e prevenir doenças da coluna cervical. Busque saber o tipo de atividade física mais indicada para você.
Levante objetos pesados adequadamente.
faça com que suas pernas - não suas costas - façam a maior parte do trabalho.
Mantenha um peso saudável.
O excesso de peso exerce mais pressão sobre a coluna e os discos, tornando-os mais suscetíveis à herniação.
Não fume.
Evite o consumo de quaisquer produtos de tabaco.
Hérnia de disco cervical, o que fazer?
Como vimos, praticar exercícios regularmente, manter a mobilidade, evitar fumar e manter um peso normal e saudável são as melhores maneiras de prevenir a ocorrência de prolapso de disco cervical e também de recaídas.
Caso você esteja sentindo uma dor que se assemelha a rápidos choques elétricos ou dores constantes na coluna cervical, em especial na região do pescoço, procure ajuda especializada.
Agende sua consulta conosco e converse com um especialista em coluna sobre seu diagnóstico e confira as melhores opções de tratamento ortopédico e indicações de cuidados.